cabeçalho.png

Treinamentos, Consultoria e Eventos de Recursos Humanos

FORMAÇÃO COMPLETA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

 

 

Noturno: Das 19h00 às 22h00

Sábados: Das 08h00 às 14h00

Local: Avenida Samuel Martins, 45 – Vila Progresso – Jundiaí – SP (Próximo à APAE, ao lado do Edifício Olinda)

 

 

MÓDULO 1

 

RECRUTAMENTO & SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS

 

Objetivos do Curso:

 

  • Preparar o aluno para analisar o mercado de trabalho e mercado de profissionais.
  • Instrumentalizar o aluno para a construção do planejamento da provisão de pessoas.
  • Fornecer subsídios teóricos para que o aluno possa elaborar e conduzir programas de recrutamento e seleção.
  • Oferecer as melhores práticas de mercado para a análise e triagem de currículos e construção de anúncios de emprego.
  • Desenvolver as habilidades para a execução de entrevistas de seleção e seleção em grupo e  tomada de decisão dos melhores candidatos.

 

Conteúdo Programático:

 

  • Estrutura da Área de RH e a importância da área de recrutamento e seleção;
  • Mercado de trabalho e de RH e suas iterações;
  • Importância do perfil da vaga e como elaborar corretamente;
  • Currículo: finalidade, composição e técnica de análise;
  • Recrutamento de pessoal: conceitos, etapas e tipos de recrutamento (interno, externo e misto), vantagens e desvantagens de cada tipo; 
  • Como formular anúncios e onde divulgar as vagas;
  • Tipos e técnicas de seleção de pessoas: entrevista, testes, vivenciais, online, competências e outros instrumentos;
  • Como estruturar um processo de seleção por competências;
  • A Definição das Competências e de seus Indicadores;
  • Entrevista de Seleção: o papel das entrevistas no processo de seleção;
  • Tipos de entrevista para seleção: individual, grupo, online, competências;
  • Roteiro de entrevista e estrutura da Entrevista de Seleção: antes da entrevista; quebra-gelo; dados familiares; dados sociais; histórico escolar; histórico profissional; explicação sobre o cargo; análise do interesse sobre o cargo; encerramento; avaliação da entrevista;
  • Provas de Conhecimento, Testes práticos e Testes Psicológicos;
  • Técnicas Vivenciais: dinâmicas de grupo, simulações, testes situacionais e outros;
  • Elaboração de pareceres.

                                                                                                

Facilitador: Rogério Martins

  • Graduado em Psicologia e possui Pós-Graduação em Recursos Humanos e Psicodrama.
  • Pratictioner em Programação Neurolinguística (PNL) pela SBPNL e autodidata em Método Socrático e Andragogia.
  • Professor Universitário, Escritor, Consultor e Palestrante sobre Recursos Humanos, liderança, motivação, produtividade e comportamento assertivo.
  • Presidente da Persona Consultoria & Eventos.
  • Atua há mais de 25 anos em Recursos Humanos, tendo trabalhado para as seguintes empresas: Danone, Petybon, Tec Toy Brinquedos, Eletropaulo, Tyco Electronics e SEBRAE.
  • Possui diversos artigos sobre gestão humana e empresarial publicados em jornais, sites e revistas de todo o Brasil e Portugal. Autor do Livro “Reflexões do Mundo Corporativo” – 3ª edição, co-autor do livro “Empreendedores que Ensinam” e do DVD duplo “Líder de Alta Performance, além de 4 E-Books sobre gestão de pessoas e mundo corporativo.

 

 

MÓDULO 2

 

TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO

 

Objetivo do Curso:

  • Capacitar os participantes na elaboração, planejamento e desenvolvimento de treinamentos, palestras e aplicação de conteúdos diversos.
  • Transmitir técnicas e dicas de oratória para uma apresentação de sucesso.
  • Ampliar a confiança e clareza na transmissão de conteúdo
  • Fornecer dicas sobre como mensurar as necessidades de treinamento e avaliar os resultados após a aplicação.

Conteúdo Programático:

  • Processo de aprendizagem
    • Formas de ensino
    • Andragogia x pedagogia
    • Etapas do processo de aprendizagem

 

  • Oratória
    • Trabalhando as expressões corporais, o corpo e sua linguagem
    • Trabalhando o medo de falar em público
    • Exercícios para autoestima, respiração e postura
    • Linguagem oral e Linguagem corporal
    • Postura do instrutor
    • Como lidar com timidez, insegurança, medo, ansiedade, entre outras limitações
    • Como lidar com diferentes tipos de participantes e grupos

​​​​​​​

  • Formação de multiplicadores internos
    • A formação do multiplicador para treinamentos
    • Como lidar com diferentes tipos de platéia
    • Como prender a atenção do público
    • Como iniciar, conduzir e fechar uma apresentação em público

​​​​​​​

  • Levantamento de necessidades de treinamento

 

  • Definição de objetivos em treinamento

 

  • Planejamento das apresentações
    • Elaboração de texto e Tipos de conteúdos
    • Elaboração da apresentação
    • Construção do roteiro da apresentação
    • Seleção de métodos e técnicas de treinamento
    • Utilização de dinâmicas de grupo
    • Avaliação dos treinamentos

​​​​​​​

  • Recursos visuais
    • Dicas de elaboração de slides (Power Point)
    • Como trabalhar vídeos de treinamento
    • Tipo de layouts em sala

​​​​​​​

  • Projeto de treinamento na prática
    • Elaboração de projeto de treinamento
    • Apresentação do projeto de treinamento
    • Avaliação com feedback e propostas de melhorias

 

Facilitador: Rogerio Martins

  • Psicólogo com Pós-Graduação em Psicodrama e Recursos Humanos
  • Consultor de Empresas
  • Escritor e Professor Universitário.
  • Autor dos livros “Reflexões do Mundo Corporativo” e “Empreendedores que Ensinam” e do DVD “Líder de Alta Performance”.
  • Mais de 25 anos de atuação em Recursos Humanos.

 

 

MÓDULO 3

 

CARGOS E SALÁRIOS

 

Objetivo do Curso:

 

Visamos à capacitação dos participantes para Implantação do plano de Cargos e Salários, orientando-os a identificar, planejar e estruturar um planejamento de Cargos e Salários.

 

Conteúdo Programático:

 

1-Introdução

 

2-Objetivos da Administração de Salários         

  • Salário para as pessoas
  • Salário para as organizações
  • Conceitos de remuneração, salários (mínimo, piso, normativo) e administração salarial
  • Poder motivacional do Salário

 

3-Descrição de Cargos      

  • Estrutura Organizacional
  • Análise de Cargos

 

4-Avaliação e Classificação De Cargos   

Métodos Não Quantitativos e Quantitativos (Pontos)

  • Comitês de Avaliação
  • Classificação dos Cargos

 

5-Desenvolvimento de Política Salarial

           

6-Desenvolvimento de Plano de Carreira e Sucessão

           

7-Remuneração Indireta    

  • Planejamento de política de benefícios
  • Tendência e práticas em políticas de benefícios

 

8-Remuneração Variável    

  • Tipos de Remuneração Variável
  • PLR - Participação nos Lucros e Resultados

 

9-Remuneração por Habilidade e Competência

 

Facilitador:

 

Geraldo Falcade

  • Consultor Organizacional e Professor universitário
  • Formado em Administração de Empresas com Pós Graduação em Recursos Humanos e Especialização em Gestão de Negócios.
  • Vivência de mais de 20 anos na área de Recursos Humanos, chegando a ocupar posição gerencial, e 14 anos na área Comercial e Industrial.
  • Atuação em empresas de grande porte como: IBM, CICA, LION CATERPILLAR, RECKITT & COLMAN e SIFCO DO BRASIL.

 

 

MÓDULO 4

 

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS

 

 

Objetivos do Curso:

 

  • Como tornar o processo de avaliação de desempenho eficaz.
  • Refletir sobre a difícil arte de praticar feedback
  • Os principais objetivos da avaliação
  • Modelos de avaliação de desempenho.
  • Como a avaliação de desempenho pode gerar estímulos e motivação para a equipe.

 

Conteúdo Programático:

 

  • Definindo Avaliação e Desempenho
  • Métodos de Avaliação de Desempenho
  • Avaliação 360º

 

  • Avaliação 180º
  • Avaliação por Competências
  • Avaliação por Objetivos
  • Objetivos da Avaliação de Desempenho
  • Passos da Avaliação – Etapas
  • Benefícios da Avaliação de Desempenho
  • Planejamento da entrevista de Avaliação de Desempenho
  • Assertividade na comunicação
  • Como dar feedbacks de forma eficaz
  • Fatores a serem avaliados
  • Exemplos de indicadores de desempenho
  • Critérios necessários no estabelecimento de metas – técnica SMART
  • Ferramentas de Avaliação de Desempenho

 

Facilitador: Geraldo Falcade

  • Consultor Organizacional e Professor universitário
  • Formado em Administração de Empresas com Pós Graduação em Recursos Humanos
  • Especialização em Gestão de Negócios.
  • Vivência de mais de 20 anos na área de Recursos Humanos, chegando a ocupar posição gerencial, e 14 anos na área Comercial e Industrial. Atuou em empresas de grande porte como: IBM, CICA, LION CATERPILLAR, RECKITT & COLMAN e SIFCO DO BRASIL.

 

 

MÓDULO 5

 

GESTÃO E PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

 

 

  • CONTEÚDO À DEFINIR

 

 

MÓDULO 6

 

INDICADORES ESTRATÉGICOS DE RECURSOS HUMANOS

 

Objetivo do Curso:

 

O curso visa discutir o papel estratégico da área de Recursos Humanos e as ferramentas de gestão através de indicadores. Demonstrando que a área de Recursos Humanos pode agregar valor financeiro à organização através de suas atividades voltadas para as pessoas e para resultados. E quão o Consultor Interno deve estar alinhando as expectativas da organização e dos colaboradores.

 

Público Alvo:

 

Profissionais de RH, gestores de equipes, profissionais de outras áreas de negócio e pessoas interessadas em obter mais resultados por meio da gestão de pessoas.

Benefícios:

 

- Aumento da capacidade de calcular, analisar, interpretar e apresentar indicadores estratégicos de Gestão de Pessoas.

- Melhoria na precisão do planejamento de ações efetivas e adequadas às necessidades do negócio.

- Valorização do profissional de RH que terá mais poder de negociação e participação nas decisões estratégicas da empresa.

 

Metodologia e Recursos:

 

Exposição de conceitos e modelos, reflexões e discussões em grupo, exercícios práticos, vivências e apresentações de trabalhos realizados em seminários realizados em sala de aula.  

 

Conteúdo Programático:

 

1. Introdução

  • A evolução do Direito do Trabalho aos longo dos anos.
  • O Papel do Business Partner (Consultor Interno de RH)
  • O conceito de Balanced Scorecard para área de Recursos Humanos
  • Características dos indicadores efetivos
  • Ferramentas para Construir um indicador
  • Mapa estratégico
  • O que são benchmarks

 

2. Indicadores dos principais processos de RH

Turn Over/Rotatividade, Absenteísmo, Head Count, Horas extras, Horas treinamentos, Custos de RH

 

3. Demonstração dos indicadores de recursos humanos

• Principais tipos de gráficos utilizados

• Exemplos de gráficos de indicadores para área de Rh e outras Áreas (comparativo)

• Ferramentas para análise e priorização de problemas

 

4. Apresentação de caso prático

• Definição dos indicadores de recursos humanos para controle de metas relativas a pessoas e processos.

• Análise de resultados de indicadores de recursos humanos – como identificar anomalias e priorizar ações de melhoria.

Plano de ação de melhorias com base em Indicadores efetivos.

 

Facilitador:

 

Felipe S. Franco

  • Formado em Ciências Contábeis com Pós Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas pela FIA – USP.
  • Atuou no Papel de Business Partner responsável pela área Operacional do Brasil em uma multinacional Americana presente em mais de 75 países do mundo e com aproximadamente 17 mil colaboradores.
  • Atua como Consultor e Auditor Trabalhista.
  • Carreira desenvolvida em empresas de consultoria, Indústria de cosméticos e Indústria farmacêutica.
  • Experiência generalista nos subsistemas de RH

 

 

MÓDULO 7

 

ANALISTA COMPORTAMENTAL DISC

 

Conceito DISC

Quando lidamos com pessoas ou atividades que envolvem pessoas, automaticamente entramos no contexto de comportamentos. Existem diversos tipos de pessoas, com os mais variados tipos de comportamentos. Com o DISC é possível identificar os comportamentos de uma pessoa e traduzi-los em forma de interpretação gráfica e descritiva. Este conjunto de características comportamentais de uma pessoa, expressas em forma de interpretação gráfica e descritiva, é chamado de Perfil Comportamental. Desta forma é possível ampliar os horizontes de abordagem ao ser humano.

 

O Perfil Comportamental pode fazer um indivíduo se despertar para o alto desempenho pessoal e profissional, uma vez que entende que suas características comportamentais influenciam e moldam o desenvolvimento de suas competências. Sob a ótica da Gestão de Pessoas, o Perfil Comportamental é uma ferramenta muito assertiva para promover visibilidade de aspectos fundamentais que estavam subjetivos e muitas vezes desconhecidos. Permite novos patamares

 

de efetividade em trabalhos de Liderança, Coaching, Orientação Profissional, Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, além de também ser altamente efetivo para busca de Equilíbrio, Propósito, Felicidade e Qualidade de Vida.

 

A origem deste poderoso instrumento surgiu com o trabalho científico de William Moulton Marston, doutor em Psicologia pela Universidade de Harvard. Marston foi o criador do DISC e seus fundamentos estão descritos no livro As Emoções das Pessoas Normais. Para sistematizar suas teorias, William Moulton Marston desenvolveu uma nomenclatura para os quatro tipos comportamentais, utilizando-se de termos autoexplicativos: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade, formando com as iniciais em inglês, a palavra DISC. A efetividade do uso deste método é reconhecida por milhões de pessoas por todo o mundo. Isto porque, utilizar adequadamente o DISC é a chave para o alto desempenho.

 

APLICAÇÕES DO DISC:

  • Recrutamento & Seleção
  • Treinamento & Desenvolvimento
  • Coaching / Mentoring
  • Orientação de Carreira
  • Desenvolvimento de Liderança
  • Assessment de Performance

 

BENEFÍCIOS:

  • Liderar de acordo com o perfil da equipe, aumentando a produtividade.
  • Desenvolver pessoas para atingir seu potencial máximo gerando mais resultados.

 

OS 4 FATORES DISC:

 

  • DOMINÂNCIA: Fator relacionado a atingir metas e aceitar desafios. As principais características que descrevem este perfil são: competitivo, decidido, direto, orientado para resultados. O que busca: Resultados e Poder

 

  • INFLUÊNCIA:  Fator relacionado a comunicação e influenciar pessoas. As principais características que descrevem este perfil são: confiante, inspirador, otimista, popular, sociável. O que busca: Popularidade e Reconhecimento

 

  • ESTABILIDADE:  Fator relacionado a usar a sensibilidade e ajudar pessoas. As principais características que descrevem este perfil são: agradável, bom ouvinte, paciente, membro de equipe, estável. O que busca: Harmonia e Estabilidade

 

  • CONFORMIDADE:  Fator relacionado a seguir regras e atender padrões. As principais características que descrevem este perfil são: preciso, analítico, perfeccionista, cuidadoso e minucioso. O que busca: Procedimentos e Regras

 

  • OS 4 GRÁFICOS DISC:

 

  • Perfil “Racional”
  • Perfil “Emocional”
  • Perfil “Padrão”
  • O grau de esforço “Ao reagir à pressão”

 

Gráfico I Profissional – É o perfil apresentado no contexto social, principalmente voltado para o trabalho. São comportamentos baseados em fatores racionais da percepção da pessoa em relação ao meio em que atua. Pode ser uma imagem de como a pessoa realmente é ou gostaria de ser reconhecida, na prática, é o que mais fica evidente no dia a dia. Pode ser interpretado como uma adaptação ao trabalho atual, por isso este é o perfil mais situacional e que mais facilmente é afetado pelo ambiente externo.

 

Gráfico II Reativo – É o perfil apresentado em situações de pressão, quando a pessoa se sente ameaçada ou confrontada. São comportamentos baseados em fatores emocionais, desencadeados por uma situação ou percepção. A pessoa se coloca nesse padrão de comportamento como forma instintiva de tentar eliminar a causa da condição de pressão. O gatilho que dispara este comportamento é de origem individual e subjetiva, depende de cada pessoa. A mesma situação vivida por duas pessoas pode fazer uma apresentar seu perfil reativo e a outa não. Como tem origens emocionais este é o gráfico menos suscetível às variações situacionais.

 

Gráfico III Onipresente – É o perfil apresentado na grande maioria das interações sociais, uma vez que, no contexto geral, as pessoas se apresentam oscilando entre o perfil profissional e o reativo. Este é o comportamento mais provável de ser percebido nas diversas situações e interações sociais. É o perfil mais consistente e assertivo quando se tem como objetivo prever comportamentos.

 

Gráfico IV Variação Reativa – É a intensidade de variação de comportamentos entre o perfil profissional e o perfil reativo. Permite avaliar quão significativas são estas mudanças.

 

Itens Relatório DISC VIP:

 

  • Gráfico DISC + Gráfico Radar de Competências (dodecaedro)
  • Descritivo Comportamental detalhado
  • Definição dos gráficos I, II, III e IV
  • 20 Páginas com;
  • Como motivar e liderar esta pessoa
  • Como superar limitações
  • Ações para desenvolvimento
  • Características do cargo ideal

 

Facilitador: Fabrizio Ortiz

  • MBA em Gestão de Pessoas pela FGV. Palestrante e Orador.
  • Mais de 10 anos de experiência em projetos de Recursos Humanos

com foco em melhoria de resultados.

  • Atuação como Consultor de Gestão de Pessoas & Business Partner.
  • Qualificado pela Thomas International para utilização do instrumento DISC. 
  • Desenvolvimento de líderes em empresas como: Grupo Águas do Brasil, Herbalife, Votoramtim, Van Melle, Grupo DPSP, Grupo Pão de Açucar, Saint Gobain SEKURIT, Knauf Isopor®, Privalia, entre outras.

 

 

 

MÓDULO 8

 

GRAFOLOGIA PARA RECRUTAMENTO & SELEÇÃO

 

Objetivo do Curso:

Utilizar a grafologia como ferramenta assertiva nos processos de recrutamento e seleção de pessoal, ASSESMENT, identificação de talentos, coaching, etc...

 

Conteúdo Programático:

 

  • CAPACIDADE PARA O TRABALHO
  • Ordem e Distribuição
  • Zona Superior
  • Distância entre Palavras
  • Distância entre Letras
  • Velocidade

 

  • COMUNICAÇÃO
  • Zona Média
  • Margem Esquerda, Superior e Inferior
  • Distância entre Linhas
  • Forma das Letras
  • Ligação ou Forma de Ligamento
  • Dimensão  – Tamanho das Letras
  • Inclinação das Letras
  • Continuidade – Ligação entre as Letras

 

  • ENERGIA – ESTADO FÍSICO
  • Zona Inferior
  • Margem Direita
  • Direção das Linhas
  • Tensão
  • Pressão

 

  • CONFIABILIDADE
  • Ovais Abertas
  • Ovais Fechadas
  • Traços de Insinceridade / Dissimulação
  • O Gesto Tipo
  • Traços Iniciais
  • Traços Finais
  • Alterações
  • Traços Isolados

 

Facilitador: Francisco Ávila

  • Formado em Gestão de Recursos Humanos
  • Grafólogo Especializado em Reeducação da Escrita
  • Membro da Associação Brasileira de Grafologia
  • Experiência de mais de 25 anos em Consultorias de Recursos Humanos

 

 

MÓDULO 9

 

EXCEL AVANÇADO

 

Objetivo do Curso:

Capacitar o aluno a desenvolver planilhas gerenciais no Excel, através da utilização de recursos da ferramenta, tais como fórmulas, gráficos, importações, etc.

 

 

Conteúdo Programático:

  • Conceitos básicos (Truques e dicas)
  • Formulas Básicas (Introdução a Formulas)
  • Funções (ORDEM, MAIOR, MENOR, CONT.NÚM, CONT. SE, SOMASE, SOMASES, SE, E, OU, Críterios de SE)
  • Procura e Referencia (PROCV, PROCH, CORRESP, ÍNDICE)
  • Funções de Data e Hora (HOJE, DIA, MÊS, ANO, DATA, DIATRABALHO, DIATRABALHOTOTAL, DATADIF, CALCULO COM HORAS)
  • Funções de Texto (Criando referências/padrões)
  • Classificação
  • Importação de Dados (Do Access, Da Web, De Texto)
  • Gráficos, Como escolher o melhor Gráfico? (COLUNA, LINHA, PIZZA, ÁREA, EIXO SECUNDÁRIO)
  • Ferramentas de Simulação (Atingir Meta)
    Formatação Condicional (Barra de Dados, Escala de Cor, Conjunto de Ícones)
  • Objetos de Formulário (Botão, Caixa de Combinação, Botão de Rotação, Caixa de Seleção e outros)
  • Tabela Dinâmica
  • Introdução a Macro

Facilitador: Jefferson J. Floreste - Administrador de Empresas, Pós Graduado em Controladoria e Finanças, há mais de 8 anos atuando nas áreas de contabilidade, controladoria e compras. Palestrante de treinamentos in company e Cursos de Excel Avançado.

 

Requisitos: O aluno deverá trazer notebook para acompanhamento das aulas, contendo Office versão 2007 ou superior.

 

 

MÓDULO 10

 

GESTÃO E LIDERANÇA DE ALTA PERFORMANCE (LÍDER COACH)

 

Objetivo do Curso:

 

Por meio de uma metodologia exclusiva, usando ferramentas de coaching e técnicas de PNL (Programação Neurolingúistica), tem como objetivo despertar nos diretores, gerentes, coordenadores, supervisores e equipes de liderança a consciência da força do trabalho em equipe, bem como, a importância do autoconhecimento e da disciplina para atingir resultados extraordinários.

Sabia que o percentual de conteúdo assimilado e colocado em prática em um treinamento normal é em média de apenas 8%? Isso acontece porque as pessoas têm crenças limitantes e valores conflitantes que as impedem de entrar em ação, limitando seu desenvolvimento. O outro objetivo deste programa é ajudar as pessoas a tomarem consciência dessas crenças, ressignificá-las, alinhar seus valores aos objetivos para que entrem em ação imediatamente, e mais, ensiná-las a fazer o mesmo com suas equipes de trabalho, trazendo muito mais valor agregado a empresa..

 

Conteúdo Programático:

  • Medição do nível de satisfação com as diversas áreas da vida;
  • Modelo Transteorético de mudança de comportamento
  • Como mudar um comportamento indesejado;
  • Como identificar e ressignificar crenças limitantes que travam seu desenvolvimento e de sua equipe;
  • Níveis lógicos de mudança
  • Auto-responsabilidade, o que é? E como usar ao nosso favor?
  • A fórmula da atitude, porque outros conseguem e eu não?
  • Valores pessoais: como alinhá-los aos da organização para obter melhores resultados
  • Como atuar de forma estratégica na identificação e solução de conflitos na equipe que minam suas energias e resultados.
  • Administrando conflitos também na vida pessoal.
  • Como lidar com pessoas difíceis, identificando os 10 comportamentos dominantes e as quatro intenções que norteiam estes comportamentos.
  • As 8 principais características que diferem o líder Coach do líder comum.
  • Feedback: Como agregar valor as pessoas?
  • Perguntas poderosas para levar a equipe a ação.
  • Rapport: como estabelecer empatia consciente para melhorar seu relacionamento com a equipe e de forma geral?
  • Ensaio mental para acessar recursos internos e desenvolver competências.

                                                                                                                                  

Facilitadora: Clarice Leal de Souza

  • Graduada em Administração de Empresas
  • MBA em Gestão de Pessoas pela FGV
  • Executive Coach certificada pela Behavioral Coaching Institute
  • Practitioner, Master e Trainer em PNL
  • Hipnoterapeuta